ENSINAMENTOS
12 Qualidades do Jovem Líder
André Aliende - JesusSite
Neste número queremos compartilhar 12 Qualidades necessárias na vida de um Jovem Líder. Todo jovem que deseja fazer a obra de Deus deverá buscar estas qualidades em oração até que cada uma delas sejam geradas pelo Espírito Santo no seu interior. Tornando-se assim, uma realidade em sua vida. Uma observação se faz importante aqui: O Espírito Santo trará uma profunda crise, até que estas qualidades sejam geradas no interior de cada jovem, que ardentemente desejar estas qualidades impressas em seu interior, em seu caráter.
1º - O Jovem Líder deve ser: Transparente
Nada melhor do que nos relacionarmos com jovens transparentes. Esta é a marca de alguém que tem vencido o orgulho e a necessidade de ser aceito. Jovens transparentes, são jovens livres; mais ainda, refletem segurança nos relacionamentos.
2º - O Jovem Líder deve ser: Ensinavel
Jovens arrogantes e sabichões nunca aprendem nada. Se existe algo que nós jovens devemos aprender nestes dias, é a capacidade de sermos ensináveis. Disponibilidade para inclinar os ouvidos e o coração para ser ensinado, é um bom sinal.
3º - O Jovem Líder deve ser: Submisso
Uma das estratégias de Satanás na vida do jovem é fazê-lo rebelde e insubmisso. Submissão não é prisão, é liberdade. Submissão é uma dos segredos de uma vida longa, próspera e cheia de frutos. Jovens submissos às autoridades são jovens prevalecentes.
4º - O Jovem Líder deve ser: Tratável
É difícil conviver com alguém duro, resistente e cheio de razão. Jovens intratáveis nunca erram, estão sempre com a razão, justificam-se sempre e finalmente, nunca terão o caráter transformado. Afinal, são intratáveis. Aqueles que têm o coração amolecido por Deus se deixam tratar e se tornam grandes líderes na casa de Deus.
5º - O Jovem Líder deve ser: Humilde
Qualidade marcante de quem possui uma vida rendida diante do Senhor Jesus. Para estes não há lugar para o orgulho ou a soberba. Só há lugar para um coração despojado, entregue, rasgado diante do altar de Deus. Jovens com um coração humilde expressam a vida de Jesus.
6º - O Jovem Líder deve ser: Manso
Jesus disse que devemos aprender d'Ele, que é manso e humilde de coração, pois só assim encontraremos descanso para nossas almas. A humildade e a mansidão nos fazem ser semelhantes a Jesus, e traz descanso a nossa alma.
7º - O Jovem Líder deve ser: Cheio do Espírito Santo
Não pode ser cheio de si mesmo. Cheio de idéias e conceitos próprios. Deve ser cheio do Espírito. Na Bíblia, um dos símbolos do Espírito Santo é o vinho, símbolo de alegria e de vida. Assim os líderes jovens devem ser reconhecidos: cheios de alegria e cheios de muita vida de Deus - este é o nosso combustível ministerial.
8º - O Jovem Líder deve ser: Determinado
A determinação é um fator predominante na vida daqueles que querem vencer. Determinação é um ato da nossa vontade. Jovens de vontade livre terão mais facilidade para desenvolver esta qualidade.
9º - O Jovem Líder deve ser: Fervoroso
Este é o ingrediente que dá brilho ao ministério do jovem líder. Chega a ser empolgante observar alguns jovens no desenvolver de seu ministério. Há uma diferença entre um líder frio, um morno e outro fervoroso. O frio traz desânimo consigo, o morno não influencia em nada, enquanto que o fervoroso faz toda a diferença.
10º - O Jovem Líder deve ser: Motivado
Como é bom ter líderes motivados na igreja, e como é bom estar ao lado deles. Eles nos impulsionam a seguir em frente e vencer. Na verdade, a motivação do líder é responsável por 50% do êxito de seu ministério. Líderes motivados tem o crescimento desobstruído.
11º - O Jovem Líder deve ser: Disposto
Nada mais chato que tratar com pessoas indispostas. Geralmente não produzem nada, e tem a capacidade de influenciar negativamente, com sua indisposição, os que se mostram dispostos. Disposição é uma qualidade importante na liderança.
12º - O Jovem Líder deve ser: Ousado
E para finalizar, a bendita ousadia que nos conduz onde quer que o Senhor nos conduza. Uma pequena direção dada por Deus no nosso Espírito, nos fará avançar e prosperar naquilo para qual fomos dirigidos, sem qualquer dúvida, questionamento ou sentimento de incapacidade. O jovem líder que desenvolve esta qualidade, avança, prospera e supera suas próprias limitações.
Minha sincera oração, é para que o Senhor gere em nosso espírito um desejo e necessidade ardentes por estas qualidades em nossa vida. Amém
Como orar ?
O Senhor ensina-nos a orar...
Os discípulos chegaram ao pé de Jesus com este pedido : Lucas 11 « 1. Senhor, ensina-nos a orar »
A resposta que Jesus deu é a oração modelo, chamada habitualmente o pai nosso. Ela não é somente um modelo mas também uma lição para aprender a orar.
Aqui estão 12 pontos importantes :
-
A nossa oração deve ser uma sincera comunhão com Deus.
Jesus mostra-nos que não se deve de orar para ser visto dos homens. Mateus 6 « 5. E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens... »
Jesus insiste também na inutilidade das palavras repetidas nas orações. Mateus 6 « 8. ... vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes. »
Diga simplesmente o que você pensa e sente. -
Ter um contacto real com Deus.
« PAI NOSSO ». Esta entrada em matéria ensina que Deus está próximo. Você pode pensar nele como sendo uma pessoa que vos escutará, como um pai que ama ouvir o seu filho.
-
Reconhecer o poder e universalidade de Deus.
« QUE ESTAS NO CÉU ». Deus está perto de si mas também está presente em todo o lado. Ele é o dono do Universo. O seu problema pode parecer grande demais, mas Deus é maior que o seu problema.
-
Seja respeitoso na sua oração.
« SANTIFICADO SEJA O TEU NOME ».Jesus orava em publico, na solidão, antes das refeições e todos os eventos importantes. A sua linguagem e a sua atitude manifestaram sempre respeito com Deus. Nenhuma posição especial é recomendada para orar. Mas se você estiver de joelhos, assentado, deitado, em pé ou a andar, deve de ter uma atitude de reverência.
-
Queira a honra, a glória de Deus e o seu reino acima de qualquer outra coisa.
« VENHA A NÓS O TEU REINO, SEJA FEITA A TUA VONTADE ». Uma das melhores maneiras de determinar se você ora segundo a vontade de Deus é de considerar os seu pedidos particulares na luz da bondade de Deus. Será que é bom? Ajudará alguém? Será útil? Será que é para o bem da pessoa em questão? Se sim, então é da vontade de Deus, porque Deus é bom.
-
Ore com acções de graças (Fil. 4:6)
« O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE». O pão não significa somente a comida fisica, mas também a saúde espiritual. Quando você pede, agradeça a Deus pelo que Ele já concedeu e pela segurança que Ele continuara a lhe dar com. Com confiança no seu coração, não haverá lugar para a dúvida e preocupações.
-
Peça perdão
« PERDOA-NOS AS NOSSAS OFENSAS. » Quando nós nos aproximamos de Deus, nós devemos de ter uma atitude de humildade. Lucas 18 « 13. ...Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! »
As suas ofensas não incluem simplesmente o mal que cometeu, mas também as coisas que você deixou de fazer para o reino de Deus. Peça o seu perdão e a sua ajuda para você poder melhor amar Jesus. -
Ter uma atitude correcta para com seu próximo
« ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO. »
Mateus 6 « 14. Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;
15. Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas. » -
Peça a protecção de Deus contra o mal e a tentação.
« NÃO NOS DEIXES CAIR EM TENTAÇÃO. » Sem o socorro de Deus nós somos incapazes de lutar contra o Diabo. Procure a Sua presença em todo o tempo.« MAS LIVRA-NOS DO MAL. » O mal inclui a maldade, o erro e toda a obra do destrutor, como podemos ver na Bíblia:
João 10 « 10. O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.» -
Reconhecer a autoridade de Deus.
« O REINO. » Deus é soberano e Ele exige a nossa inteira submissão. Você não pode compreender tudo, mas você pode lhe confiar tudo, porque Ele tem o Universo nas suas mãos. -
Reafirme a sua fé no poder de Deus para responder à oração.
« O PODER. » Todas as orações sinceras e ditas com fé são cumpridas. Mas você tem de compreender a maneira de Deus cumprir. A resposta pode ser « Sim » (Atos 10:30-31) , ou « Não » (2 Coríntios 12:8-9), ou « Depois de um certo tempo » (Daniel 12:8-10). Deus pode dizer : « Faça isto e então será cumprido » (Atos 10:4-6) (Tiago 5:1).
« E A GLÓRIA, EM TODOS OS SÉCULOS. » Quando a resposta vem sob uma ou outra forma, dê glórias e louvores a Deus. -
Torne a sua oração mais forte.
« ÁMEN ». Esta palavra vem do hebreu "aman", que significa "torna tudo forte". Não se deve de começar a oração e depois deixar e abandonar.
Ore com fé e determinação.
Marcos 11 « 24.Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis. »
Aprenda o que é oração
As pessoas costumam pensar em oração como um meio para atender suas necessidades pessoais. Entretanto, deveríamos entender a oração como um meio de glorificar e adorar a Deus, conhecê-Lo, entrar na Sua presença e ser transformado por Ele. Precisamos aprender melhor como orar, arrepender-nos e suplicar a Deus como um povo.
Bíblica e historicamente, o único ingrediente universal, inegociável, em tempos de renovação espiritual é a corporativa, prevalecente e intensiva oração centrada no reino. O que é isso?
1. Ela é focada na presença de Deus e do Seu reino.
Jack Miller fala da diferença entre “oração de apoio” e reuniões de oração de “linha de frente.” Reuniões de oração de apoio são curtas, mecânicas e totalmente focadas em necessidades físicas dentro da igreja. Já a oração de linha de frente tem três características básicas:
a. um pedido de graça para confessar pecados e humilhar-se.
b. uma compaixão e zelo pelo florescimento da igreja.
c. um anseio por conhecer a Deus, ver a Sua face, contemplar Sua glória.
É muito interessante estudar as orações bíblicas por avivamento, como em Atos 4, Êxodo 33 ou Neemias 1, onde estes três elementos são fáceis de ver. Note, por exemplo em Atos 4, que os discípulos, cujas vidas tinham sido ameaçadas, não pedem protecção para si e suas famílias, mas tão somente coragem para continuar pregando!
2. É corajosa e específica.
As características deste tipo de oração incluem:
a. Aqueles que ditam o ritmo da oração passam tempo em auto-exame. Sem uma compreensão robusta da graça, isto pode tornar-se mórbido e deprimente. Mas no contexto do evangelho é purificante e fortalecedor.
Eles “tiram de si os seus atavios” (Ex. 33:1-6). Eles examinam a si mesmos em busca de ídolos e lançam-nos fora.
b. Eles então começam a fazer o grande pedido – uma visão da glória de Deus. Isso inclui pedir: 1) por uma experiência pessoal da glória / presença de Deus (“para que eu te conheça” Ex. 33:13); 2) por uma experiência do povo com a glória de Deus (v. 15); e 3) que o mundo possa ver a glória de Deus através do Seu povo (v. 16).
Moisés pede que a presença de Deus seja evidente a todos: “Que mais distinguirá a mim e ao teu povo de todas as outras pessoas na face da terra?” Esta é uma oração para que o mundo fique maravilhado e pasmo pela demonstração do poder de Deus e do esplendor da Igreja, para que ela se torne verdadeiramente a nova humanidade que é um sinal do reino futuro.
3. Ela é habitual e corporativa.
Isso significa simplesmente que a oração deveria ser constante, não esporádica e curta. Por quê? Devemos pensar que Deus quer nos ver rastejando? Por que nós não colocamos simplesmente o nosso pedido diante dele e esperamos? Mas oração esporádica, curta, indica uma falta de dependência, uma auto-suficiência, e, portanto, nós não construímos um altar que Deus possa honrar com Seu fogo.
Nós temos que orar sem cessar, orar longamente, orar duramente, e nós perceberemos que o próprio processo estará provocando aquilo que estamos pedindo – ter nossos duros corações derretidos, demolir barreiras, e ver irromper a glória de Deus.